iTunes Youtube Google + Facebook

"Leme"
Símbolo de direção, caminho, sentido…

Olá amigos, bem vindos.

Antes de vos explicar como nasceu o Projecto LEMM, deixo-vos algumas linhas, uma espécie de biografia pessoal que se cruza com a profissional. Um pouco do meu percurso de vida. Penso que é importante que conheçam um pouco do Homem por trás do Artista - que no fundo são o mesmo.

Vou tentar ser sucinto dentro dos possíveis, pois há muitas histórias e coisas que ficam por contar, mas certamente teremos outras oportunidades. Não vou entrar em grandes detalhes, mas partilharei alguns dos mais relevantes.

Para quem não me conhece ou apenas se cruzou comigo pontualmente, posso dizer-vos que sou uma pessoa verdadeira, genuína e que gosto de gostar dos outros… Gosto de amizades verdadeiras, frontais e para a vida. Gosto de construir pontes e ajudar o próximo. Gosto de dar e partilhar o que Tenho e Sou. Gosto de acreditar no lado bom das pessoas.

Sei que no mundo em que vivemos muitos dos meus ideais e conduta de vida passam um pouco ao lado, e até estão em desuso, mas é mesmo assim amigos. Sou assim e não mudo, não por teimosia ou porque não queira, mas porque não sou capaz :)

Não sou perfeito, mas tento ser melhor e dar o melhor de mim todos os dias. Nem sempre é fácil! Temos muitos deveres, solicitações e obrigações. A vida pessoal, familiar e profissional…Os sonhos, a realidade, o coração e a razão… enfim…muitas coisas para equilibrar.

Acredito no mérito, no trabalho e na perseverança.

Sei de onde vim e para onde vou. Agradeço todos os dias!

Vejo nos erros oportunidades de aprender e crescer. Sou optimista e positivo por natureza. Também sou perfeccionista, empenhado, trabalhador e lutador. Teimoso talvez, persistente MUITO . Dizem que é uma característica dos Touros. Nasci a 1 de Maio.

Desde tenra idade tive contacto com a Poesia pela mão da minha avó materna (Milda Pinto). Mais tarde a música, pela mão do meu primo (Ed Sant´Ana).

É através da escrita, da música, da produção musical e no palco que melhor consigo expressar o que fui, sou e projecto ser.

O meu percurso pessoal e profissional nem sempre foi fácil, mas tenho conquistado muitas coisas boas.

Nasci em Lisboa, mas cedo fui para o Alentejo até por volta dos 19 anos. Mais tarde fui para Madrid e nos últimos anos tenho andado entre Lisboa e Espanha. Estudei e especializei-me na área de som, produção musical e artística. Estudei na ETIC em Lisboa e na SAE (School of Audio Engineering) em Madrid. Complementei os meus estudos técnicos e musicais com várias formações, workshops, aulas particulares de guitarra, bateria, piano, DJ, música electrónica, ... Nunca ambicionei ser instrumentista. O meu verdadeiro instrumento É TODO o meu conhecimento e experiência ao longo dos anos. O que mais me cativa e realiza é fazer os vários processos mas de forma integrada. Gosto de por tudo a funcionar. Gosto de fazer acontecer as ideias, os projectos. Tirar do papel e por em prática, concretizar. FAZER ACONTECER. Gosto de criar, acompanhar e fazer crescer uma ideia, uma letra, uma melodia, uma música, um álbum…todo o processo desde o estúdio até chegar ao espectáculo.

Tive as minhas bandas de garagem na adolescência, trabalhei como freelancer. Aos 20 anos tive uma pequena empresa de espectáculos e onde nos focávamos essencialmente no aluguer de som, agenciamento e management.

Mais tarde a caminho dos 30, concretizei mais um projecto de vida, de sonho, que muito me orgulho e que possivelmente alguns de vós já terão ouvido falar. EP Produções e os seus estúdios magníficos. Foi entre 2006 e 2015 (uma década) estive à frente de um dos melhores estúdios nacionais e internacionalmente conhecidos e reconhecidos por muita da imprensa e profissionais da área. Falo deste projecto não por vaidade, mas com muito orgulho.

Pelos meus estúdios passaram vários músicos de qualidade inquestionável. Teresa Salgueiro, Rodrigo Leão, MadreDeus, Mariza, Tó Cruz, Deolinda, Paulo de Carvalho, Ivan Lins, Tito Paris, Yami, Ana Maria Jopek, Sara Tavares, António Zambujo, Prince, etc etc etc. A lista é longa… Ao longo da minha vida profissional tive ainda possibilidade de gravar / colaborar com músicos fantásticos como Javier Colina, Jorge Pardo, Antonio Serrano, Philip Hamilton, Beto Betuk, Ernesto Leite, Armindo Neves, Boss AC … a lista é extensa.

A vida é feita de ciclos, e nos últimos anos começou lentamente a abrir-se um novo ciclo na minha vida. LEMM PROJECT, ou Projecto LEMM, como lhe queiram chamar. Inicialmente não me apercebi muito bem no que me estava a meter. Lançaram-me o desafio de desenvolver um espectáculo onde pudesse espelhar o meu percurso de vida. Inicialmente a ideia não me fez muito sentido, mas lentamente foi ganhando forma na minha cabeça. Comecei por reunir umas quantas letras, ideias, arranjos, melodias, composições e naturalmente o projecto começou a ganhar forma.

Foi um arranque tímido, e porque não dizer, até meio atabalhoado. Confesso que não tinha a ambição de ser "front man / artista" mas sentia e sinto que tenho algo a dar e a dizer, e que partilhando as minhas ideias e experiências posso contribuir para um mundo melhor.

Em LEMM Project partilho o palco e sonoridades com outros músicos, produtores, letristas, amigos que fui encontrando ao longo do meu percurso.

A fusão entre o Pop, Trip Hop e Música do Mundo constituem a base sonora deste trabalho, enriquecido em alguns momentos por influências Electrónicas, Tradicionais e Étnicas, inspirado ainda em pessoas e lugares.

Em cada verso escrevo o que senti, sinto, vivi e vivo, com a cumplicidade de quem está entre amigos, sem pressa de os deixar.

LEMM são as iniciais das quatro cidades que marcam a diferença no meu percurso de vida. Lisboa, cidade onde nasci, Évora, cidade onde cresci e dei os primeiros passos na música, Madrid cidade onde estudei, aprofundei e continuei a desenvolver actividade ligadas à área musical, Macau cidade onde me redescobri espiritualmente e muito me identifico. A fusão das letras iniciais de cada cidade formam foneticamente “Leme”, símbolo de direcção, caminho, sentido...

Bem vindos ao meu mundo,
Beijos e abraços de luz com muita amizade,
Eddie




PDF